PROVA TEÓRICA
PROVA TEÓRICA PARA FINS DE AQUISIÇÃO, REGISTRO, TRANSFERÊNCIA, PORTE DE
ARMA DE FOGO E CONCESSÃO/REVALIDAÇÃO DE CR
Com 72 horas uteis mínimas após a aprovação na avaliação psicológica o candidato deverá realizar a prova teórica.
A prova deverá ser aplicada por Instrutores de Armamento e Tiro – IAT credenciados pela Polícia Federal.
A prova teórica será composta de 20 questões objetivas e retiradas dos assuntos constantes da Cartilha de
Armamento e Tiro e da legislação vigente:
Será considerado aprovado o candidato que acertar o mínimo de 60% (sessenta por cento) das questões.
CARTILHA DE ARMAMENTO E TIRO
I) normas de segurança;
2) conduta no estande de tiro;
3) funcionamento da arma;
4) nomenclatura das peças;
5) Lei 10.826/03 e Decreto 5.123/04;
Dica: Estude e entenda todas as páginas da Cartilha de Armamento e Tiro da Polícia Federal. Atenção especial
para o tópico das Normas de Segurança, Segurança no Estande e as condições de execução das avaliações
PROVA PRÁTICA
PROVA PRÁTICA PARA FINS DE AQUISIÇÃO, REGISTRO, TRANSFERÊNCIA, PORTE DE
ARMA DE FOGO E CONCESSÃO/REVALIDAÇÃO DE CR
É dividido por tipo de arma a ser adquirida:
ARMAS CURTAS:
- ALMA RAIADA – Pistolas e Revólveres
- ALMA LISA – Pistolete e Alguns modelos de revólveres e escopetas;
ARMA LONGAS:
- ALMA RAIADA – 02 (duas) séries, de 05 (cinco) tiros, em 30 (trinta) segundos para cada série; e
- ALMA LISA – 02 (duas) séries, de 02 (dois) tiros, em 20 (vinte) segundos para cada série;
PISTOLA
Do Alvo: Silhueta humanoide, padrão SAT/ANP//PF, com zonas de pontuação decrescente de 5 (cinco) à
0 (zero) pontos.
Distância do atirador ao alvo: 10 (dez) tiros a 5 metros e 10 (dez) tiros a 7 metros.
Quantidade total de tiros: 20 (vinte) tiros.
Tempo de duração: 20 (vinte) segundos para cada sequência de 05 (cinco) tiros ou 40 (quarenta)
segundos para cada sequência de 10 (dez) tiros
Da aprovação: Será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) da pontuação
máxima do alvo, ou seja, 30 (trinta) pontos em cada distância, do total dos 50 (cinquenta) pontos
possíveis.
Observações:
1) O avaliando iniciará a prova na posição de retenção. As armas que contenham travas de segurança
deverão ficar travadas até que seja dado o comando de início da prova pelo Instrutor da PF ou
credenciado; e
2) Caso o avaliando venha a infringir as normas de segurança e/ou conduta no estande de tiro, a critério
do Instrutor avaliador, dada a gravidade do fato, o candidato poderá ser reprovado no exame.
REVÓLVER
Do Alvo: Silhueta humanoide, padrão SAT/ANP//PF, com zonas de pontuação decrescente de 5 (cinco) à
0 (zero) pontos.
Distância do atirador ao alvo: 10 (dez) tiros a 5 metros e 10 (dez) tiros a 7 metros.
Quantidade total de tiros: 20 (vinte) tiros.
Tempo de duração: 20 (vinte) segundos para cada sequência de 05 (cinco) tiros ou 40 (quarenta)
segundos para cada sequência de 10 (dez) tiros
Da aprovação: Será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) da pontuação
máxima do alvo, ou seja, 30 (trinta) pontos em cada distância, do total dos 50 (cinquenta) pontos
possíveis.
Observações:
1) O avaliando iniciará a prova na posição de retenção. As armas que contenham travas de segurança
deverão ficar travadas até que seja dado o comando de início da prova pelo Instrutor da PF ou
credenciado; e
2) Caso o avaliando venha a infringir as normas de segurança e/ou conduta no estande de tiro, a critério
do Instrutor avaliador, dada a gravidade do fato, o candidato poderá ser reprovado no exame.
CARABINA
Do Alvo: Silhueta humanoide, padrão SAT/ANP//PF, com zonas de pontuação decrescente de 5 (cinco) à
0 (zero) pontos.
Distancia do alvo: 20 metros;
Disparos: 2 séries de 5 tiros em 30 segundos para cada série.
ESPINGARDA
Do Alvo: Silhueta humanoide, padrão SAT/ANP//PF, com zonas de pontuação decrescente de 5 (cinco) à
0 (zero) pontos.
Distância: 15 metros
Disparos: 2 séries de 2 tiros em 20 segundos para cada série
PORTE DE ARMA DE FOGO - PAF
PROVA PRÁTICA PARA FINS DE PORTE DE ARMA DE FOGO
Para a obtenção do Porte de Arma são realizadas 4 (quatro) avaliações práticas ( HUMANÓIDE E MULTICOLORIDO COM PISTOLA E HUMANÓIDE E MULTICOLORIDO COM REVÓLVER)
PARTE 1- ALVO SILHUETA HUMANOIDE (padrão da Academia Nacional de Polícia ANP/DGP/PF)
- Alvo a 5 metros: 10 tiros em 40 segundos (50 pontos possíveis); e
- Alvo a 7 metros:10 tiros em 40 segundos (50 pontos possíveis);OBS: Condições para a aprovação: será necessário a obtenção de 60% de aproveitamento em cada uma das séries de 10 tiros, ou seja, no mínimo 30 pontos (uma média mínima de 3 pontos); no total de 60 pontos dos 100 possíveis;
PARTE 2- ALVO COLORIDO (alvo 4 cores do tipo fogo central, padrão SAT/ANP)
- Distância: alvo colorido a 7 metros;
- Execução: 24 (vinte e quatro) disparos, divididos em 6 (seis) séries de 4 (quatro) disparos cada, no tempo máximo de 10″ [dez segundos por série) em quatro cores distintas, sendo 2 (dois) disparos em cada cor, conforme comando do aplicador da verificação. O examinador anunciará, aleatoriamente, as cores de dois alvos que terão que, obrigatoriamente, ser atingidos na mesma sequência das cores anunciadas;Obs.: Para os candidatos daltônicos, as cores no alvo colorido receberão números de 1 (um) a 4 (quatro), e o comando do aplicador será dado pelos números;
- Pontuação: Para os 24 (vinte e quatro) disparos, a contagem de será feita com nos valores de O (zero), 3 (três), 4 (quatro) e 5 (cinco), impressos no alvo tipo fogo central e de com os locais atingidos pelos projéteis. Caso o projétil corte a linha que separa os valores, será eliminado o de maior valor, para os demais, conforme os impactos no alvo;Obs.: Será considerado aprovado aquele que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos possíveis, ou seja, 72 [setenta e dois) dos 120 (cento e vinte) pontos
Considerações Adicionais: durante a verificação, será eliminado o candidato que não observar as regras de segurança elou efetuar disparo acidental.
Será descontado 05 (cinco) pontos para cada tiro:
- Efetuado após o apito do término do tempo de 10 (dez) segundos estipulado;
- Caso acerte a cor diferente da comandada.
Obs.: Caso não acerte o alvo (conjunto das 4 cores), aquele tiro, sem sofrer penalidade.
INCIDENTES DE TIRO: Em caso de incidente de tiro [falha da arma e da munição) na verificação, o candidato
executará novamente, após o final da série, os disparos relativos aos cartuchos não deflagrados, no mesmo e
posições correspondentes;
Persistindo a falha, serão substituídos os cartuchos, de forma que o candidato possa completar o número de
disparos previstos. Será descontado 05 (cinco);
FALE COM O INSTRUTOR
– Presidente da AFAPCPG;
– Range Officer (RO) – FPrTP;
– Defensive Shooting Officer (DSO) – CBTD;
– 1° Secretário/Tesoureiro da AFAPCPG;
– IAT – Credenciado na POLÍCIA FEDERAL;
– ITD – Credenciado no EXÉRCITO BRASILEIRO;